sábado, 15 de dezembro de 2012

Último dia da Semana do Calouro 2012.2




Larissa Oliveria, Nina Nunes e Alisson Oliveira deram início ao quarto e último dia da Semana do Calouro 2012.2. Eles fizeram a apresentação dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso para os calouros e veteranos que estiveram presentes do Auditório do Centro de Ciências da Educação na manhã da última quinta-feira (13).


A aluna Larissa Nogueira abordou o tema "A Representação da Mulher na Coluna M³ do Jornal O Dia”. Na ocasião, Larissa afirmou que sempre teve afinidade com o tema e que o objetivo de seu trabalho era compreender como a mídia atribui características às mulheres, as dificuldades enfrentadas por elas, tais como a conciliação da maternidade com o trabalho. Larissa encerrou sua apresentação com uma frase de efeito: "O jornalistas deve sensibilizar o leitor com boas histórias, desde que elas sejam reais".

O segundo a apresentar o TCC foi Alisson, ele abordou o tema "Comunicação e Marketing Digital: um estudo de caso sobre a fan page na Netshoes no facebook". O trabalho explicitou a forma que a empresa esportiva se relaciona e se comunica com os "e-consumidores" na rede social. A partir da análise de conteúdo das postagens feitas pelos fãs da Netshoes, Alisson também abordou a forma como consumidores e empresa se relacionam no mundo virtual e o marketing digital utilizado por elas nesses espaços.

O último TCC foi apresentado Nina Nunes com o título “A Quem Interessa a Tradição". Ela abordou os elementos culturais da tradição sertaneja presentes na campanha eleitoral do atual governador Wilson Martins. A aluna declarou que o jingle da propaganda política era "Filhos do Sertão". Nina ressaltou que a preponderância política dos grandes proprietários de terra delineou as estruturas sociais acompanhadas de símbolos que edificam a representação da memória sertaneja. Por fim, Nina Nunes afirmou "Eu critico a historiografia do Piauí. Porém não critico por criticar, eu chamo para reflexão."

Nina Nunes, Alisson Oliveira e Larissa Oliveria.

Ainda na manhã de quinta-feira, tivemos a “Mesa Redonda: Comunicação e Empreendedorismo”, que contou com a participação de Genuína Ramos, da empresa Iícone Comunicação e do estudante de Comunicação Social da UFPI e do editor chefe do portal Liberdade News, Rogério Holanda.

Genuína Ramos, uma das proprietárias da empresa Ícone Comunicação, abriu o espaço de empreendedorismo falando a respeito da comunicação organizacional e dos serviços prestados pela empresa aos clientes: assessoria de imprensa, pesquisa, clipagens, produção, reportagens, atualizações de sites e mídia social. Genuína mencionou as dificuldades que enfrentou para construir a Ícone e como o jornalista deve atuar de forma ética para conquistar credibilidade.

Logo depois, o estudante Rogério Holanda, editor chefe do Portal Liberdade News e vencedor do prêmio "Piauí de Reportagem", na categoria internet, falou do web jornalismo e do empreendedorismo na área. Rogério afirmou que apesar das dificuldades financeiras, a falta de recursos técnicos e humanos para montar o portal, não há nada melhor do que o jornalista dispor de liberdade para escrever o que quer, quando quer, sem entrar em confronto com interesses pessoais. Na parte da tarde tivemos três oficinas: “Técnica Vocal”, “Revistas” e “TV Digital”.


O músico piauiense Alcides Valeriano fez demonstrações de técnicas de aquecimento, exercícios para respiração e as articulações, além de métodos de relaxamento vocal acompanhado de um violão, o palestrante orquestrou os participantes da oficina em um afinado coro de vozes. Outro ponto ressaltado por Alcides diz respeito a importância da hidratação para a conservação das cordas vocais.
O músico piauiense Alcides Valeriano

Karla Berger iniciou a oficina “Revistas” falando sobre sua vida pessoal e profissional. Começou na Revista "Clube A", sem experiência em revista, era vendedora, editora e repórter. Mesmo com as primeiras edições nas bancas, a jornalistas não se sentia feliz porque tinha muitas funções e não podia escolher as matérias. Decidiu fazer sua própria revista a " + saúde". Em janeiro será lançada a 7° edição, a " + Saúde" segue o mesmo padrão da “Clube A”. Karla Berger distribuiu exemplares de sua revista para os alunos que participaram de sua oficina. Ela contou que não pretende mudar o padrão da revista. E ao final deu dicas de como construir uma boa revista, frisando a importância da equipe de produção. Credibilidade foi outro fator citado por ela, como de fundamental importância. Assim como: honestidade, humildade, tudo isso para saber lidar com os problemas e obstáculos que possam vir a acontecer.
Oficina “Revistas” com Karla Berger.

A oficina de TV digital contou com a presença da professora Ms. Denise Moura que iniciou falando sobre a história e evolução da TV Brasileira, para depois iniciar os comentários sobre a TV Digital.
Professora Ms. Denise Moura 

E para encerrar o dia, calouros não tiveram a oficina com Amadeu Campos, mas tiveram um momento de muita descontração durante o trote. Esperamos que todos tenham gostado da brincadeira que foi muito saudável, e trouxe muitas risadas e caras pintadas. Por que antes de jornalistas, precisam ser jornaleiros! \\o

Ana Paula


Calouros participando do Trote












Nenhum comentário:

Postar um comentário