quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Alunos de Jornalismo da UFPI participam do terceiro dia da Semana do Calouro


Abrindo os trabalhos do terceiro dia da Semana do Calouro do curso de Jornalismo da UFPI, os estudantes recém-formados Juscelino Ribeiro e Patrício Lima apresentaram os seus trabalhos de conclusão de curso. Patrício optou por fazer um documentário-entrevista com o perfil biográfico de Maria da Inglaterra. Juscelino retratou em um livro-reportagem os casos de crianças que vivem em abrigos, sem acolhimento e parte de sua realidade.

A apresentação dos TCC’s, novidade na semana do calouro, foi recebida com grande satisfação pelos calouros e veteranos presentes na manhã desta quarta-feira. Marcela Pachêco, aluna do segundo período, afirma que esse momento com os alunos já formados muito enriquece a Semana do Calouro.

“A abordagem da produção do trabalho de conclusão de curso na semana do calouro foi fundamental, não só para eles (calouros), mas também para alunos de outros períodos. Serviu para adiantar um assunto que na maioria das vezes só é visto no final do curso. Deu pra perceber que o curso de comunicação pode ser bem rico quanto à produção artística, o que varia um pouco a visão acadêmica que é gerada sobre a universidade.” - ressalta a estudante Marcela.  

Juscelino Ribeiro
Patrício Lima

A Semana do calouro é realizada pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (CACOS UFPI), representação dos estudantes, em parceria com o Departamento de Comunicação Social (DCS).

Após a apresentação dos trabalhos, os calouros participaram de oficina de Radiojornalismo ministrada por alunos veteranos do curso. Eles criaram seu próprio script e os gravaram.
                  Pedro Júlio apresentando oficina de rádio no terceiro dia da semana do calouro

Na parte da tarde, os calouros participaram das oficinas de Mídia Training ministrada pela assessora de comunicação Viviane Bandeira, oficina de Fotografia com o fotógrafo Thiago Amaral e Linguagem Jornalística nas Redes com Yala Sena.
Yala Sena fala aos calouros na oficina de Linguagem Jornalística nas Redes
Yala Sena deu algumas dicas aos alunos sobre como ter sucesso no jornalismo online. Para ela, cabe ao jornalista ter talento, experiência e conhecimento; esses tópicos correspondem a habilidade de escrever.

“Adorei saber o que é e como aplicar Mídia Training, além de vários outros ensinamentos que  a oficina me proporcionou. Me inscrevi nessa oficina pela curiosidade de saber o que esse termo significava e agora que eu já sei estou encantada por assessoria de comunicação.”- afirma Maria do Rosário caloura do curso.

Em sua oficina, Viviane Bandeira alertou sobre as dicas que os assessores devem dar aos seus assessorados diante da mídia e do público em geral.
Oficina de Mídia Training com Viviane Bandeira

Já  Thiago Amaral deu ênfase nas fotos obtidas nos acontecimentos do conhecido "contra aumento", movimento contra o aumento da passagem de ônibus da capital piauiense em agosto de 2011. Ele ressaltou que uma boa foto situa o expectador no acontecimento.

“É impressionante como o Thiago consegue passar realidade e emoção em suas fotos. Estou sem palavras pra definir esse bate-papo que tivemos hoje”- afirma Lucas Melo, estudante do terceiro período.

Thiago Amaral
Estudantes na oficina de Fotografia
Após as oficinas, no auditório de música do CCE os calouros e veteranos presentes assistiram a uma mesa redonda com o tema Jornalismo Esportivo. Compondo a mesa estavam os jornalistas Fábio Lima, Flávio Meireles e Ana Rodrigues.

“É  a primeira vez que eu participo de uma mesa redonda abordando jornalismo esportivo. Acho que momentos como esse deveriam ser mais frequentes tanto na universidade como  na mídia local piauiense”- afirma Amanda Sávia, aluna do segundo período.

Fábio Lima, Ana Maria Rodrigues e Flávio Victor Mascarenhas
Para finalizar o dia, no anfiteatro do CCE os alunos participaram das atividades culturais. Alunos do curso tocaram e cantaram durante a noite do terceiro dia do evento.

Estudantes curtindo a terceira cultural da Semana do Calouro

João Victor Rolim, aluno do curso agitando a Cultural da terceira noite da Semana do Calouro

A programação da Semana do Calouro segue até quinta-feira (13) com mais apresentações de trabalhos de conclusão de curso, oficinas e palestras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário